
Psicólogo, educador e presidente do Western Behavioral Sciences Institute, foi conhecido por seu trabalho inovador em diversas áreas como psicoterapia de grupo, direitos das crianças, liderança organizacional, educação a distância e design.
Nascido em Chicago e criado em Glendale, Califórnia, Farson frequentou a Universidade de Minnesota como estagiário da Marinha, recebeu seu bacharelado e mestrado no Occidental College, onde conheceu Carl Rogers, passando a estudar com ele na Universidade de Chicago, recebendo seu Ph.D. em psicologia em 1955.
Com Rogers ele foi coautor de um artigo intitulado “Escuta ativa” que introduziu este termo no vocabulário da Abordagem Centrada na Pessoa.
Em 1958, junto com o físico Paul E. Lloyd e o psicólogo social Wayman (Bud) Crow, ele formou o Western Behavioral Sciences Institute (WBSI), uma instituição sem fins lucrativos em La Jolla, dedicado a melhorar as relações humanas.
Durante a década de 1960, Farson, Rogers, Maslow, Alex Bavelas, entre outros, fizeram um trabalho pioneiro em psicoterapia de grupo sem liderança, produzindo um documentário vencedor do Oscar (Jornada em direção ao self) e em criminologia, empregando ex-infratores como pesquisadores em estudos que levaram a grandes reduções na criminalidade em lojas de conveniência.
Ao ser nomeado presidente do conselho do WBSI em 1968, Farson deixou a equipe para se tornar reitor fundador da Escola de Design do Instituto de Artes da Califórnia, onde a ênfase estava no design social e ambiental.
Em 1974, Farson publicou Birthrights: A Bill of Rights for Children, que examina como uma sociedade projetada por adultos conspira contra as crianças e pede uma reformulação radical do status das crianças.
Em 1979, fez um trabalho pioneiro em educação a distância, criando comunidades virtuais de líderes na Escola de Administração e Estudos Estratégicos.
Nunca se aposentou de verdade e continuou a escrever e dar palestras com paixão até seus últimos anos, a nadar diariamente na praia de WindanSea e a encontrar a sua comunidade de La Jolla, tendo sido um grande defensor da importância da vida em comunidade.
Fonte (texto resumido): https://www.aspentimes.com/obituaries/dr-richard-farson/

