Vídeos

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE CLICANDO AQUI!

Vídeos produzidos pelo EncontroACP: 

1- Encontros com Carl Rogers: relatos de experiências com quem esteve com ele:

Vídeo em comemoração ao mês de aniversário de 78 anos da Abordagem Centrada na Pessoa. Este vídeo mostra relados de experiências vividas com Carl Rogers, pelos psicólogos Eduardo Bandeira (Santos/SP), Irmão Henrique Justo (Canoas/RS), José Luiz Belas (Niterói/RJ) e Márcia Alves Tassinari (Rio de Janeiro/RJ)- 2018.

2- Os desafios do profissional iniciante na Abordagem Centrada na Pessoa:

Vídeo produzido pelo EncontroACP onde psicólogos falam a respeito dos seus principais desafios como profissionais iniciantes na Abordagem Centrada na Pessoa.
Participam do vídeo os psicólogos Alexandre Ataíde de Oliveira (Belém/PA), Fernanda Kuester (São Paulo/SP), Márcio Jordano Pinto (São Paulo/SP), Patrícia Machado (Cornélio Procópio/PR) e Renata Salgado de M. Madeira (São Paulo/SP)- 2018.

3- A Abordagem Centrada na Pessoa na universidade:

Vídeo produzido pelo EncontroACP onde professores falam a respeito da Abordagem Centrada na Pessoa na universidades. Participam do vídeo os psicólogos Denise Romero (São Paulo/SP), Edson Bezerra (São Luís/MA), Francielly Müller (Brasília/DF), Francisca Klöckener (Londrina/PR) e Maurício Souza dos Santos (Belo Horizonte/MG)- 2019.

4- Psicoterapia infantil na Abordagem Centrada na Pessoa:

Vídeo produzido pelo EncontroACP onde psicólogas falam a respeito da psicoterapia infantil na Abordagem Centrada na Pessoa. Participam do vídeo as psicólogas Lilian Tarabal (Belo Horizonte/MG), Ludmilla Brito (São Paulo/SP), Milene Bernardes (Brasília/DF), Vanessa Tobias (São Paulo/SP)- 2019.

5- A Abordagem Centrada na Pessoa como recurso facilitador para diversas profissões:

Vídeo produzido pelo EncontroACP onde profissionais falam a respeito da Abordagem Centrada na Pessoa como recurso facilitador em suas respectivas profissões. Participam do vídeo o engenheiro e educador Alexandre Moreno (São Paulo/SP), o educador musical e regente Athus Marconato (São Paulo/SP), a voluntária do Centro de Valorização da Vida Elaine Souza (São Paulo/SP) a pedagoga e consultora empresarial Ivana Rizvi (Recife/PE) e a nutricionista Nádia Isaac da Silva (Limeira/SP)- 2019.

6- Plantão psicológico:

Vídeo produzido pelo EncontroACP onde psicólogos falam a respeito do atendimento de Plantão psicológico. Participam do vídeo os psicólogos Cris Rocha (São Paulo/SP), Dalissa Vieira Teixeira (Belo Horizonte/MG), Joel Fernando Borella (Leme/SP), Márcia Alves Tassinari (Rio de Janeiro/RJ) e Miguel Mahfoud (Belo Horizonte/MG)- 2019.

7- A atuação do psicólogo da Abordagem Centrada na Pessoa no serviço social.

Vídeo produzido pelo EncontroACP onde psicólogos falam a respeito da atuação do psicólogo da Abordagem Centrada na Pessoa no serviço social. Participam do vídeo os psicólogos Débora Prado (Jarinú/SP), Isabela Sgavioli Massucato (Santos/SP), Luiz Henrique Furlaneti (Cornélio Procópio/PR), Roberto Leal (São Paulo/SP) e Thiesa Fracalossi (Piracicaba/SP)- 2019.

8- Grupos de Encontro.

Vídeo produzido pelo EncontroACP onde psicólogos falam a respeito de Grupos de Encontro. Participam do vídeo os psicólogos Antonio Ângelo Favaro Coppe (Lambari/MG), Eva Lúcia Oliveira (Novo Hamburgo/MG), Marcos Alberto da Silva Pinto (São Paulo/SP), Maria Luiza Rocha (João Pessoa/PB) e Severino Souza (Recife/PE).

9- II Virada da ACP: 24 horas ininterruptas de Abordagem Centrada na Pessoa.

Nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2019, aconteceu a II Virada da ACP: 24 horas ininterruptas de Abordagem Centrada na Pessoa na cidade de São Paulo. Este evento gratuito organizado pelos participantes dos cursos de formação Prática da Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa, foi oferecido pelo EncontroACP e aberto a todos os interessados. Foram facilitadas doze rodas de conversas com diferentes temas. Alguns facilitadores aceitaram o desafio de apresentar uma síntese dos seus temas e é o que você irá assistir neste vídeo. Participam do vídeo os psicólogos Isabela Sgavioli Massucato (Santos/SP), Jéssica Gomes Brasil (Poços de Caldas/MG), Luiz Henrique Furlaneti (Cornélio Procópi/PR), Márcio Jordano Pinto (São Paulo/SP), Patrícia Cunha Machado (Cornélio Procópio/PR), Sirney Silveira (Guaratinguetá/SP), Vanessa Sardisco de Antonio (Jundiaí/SP).

10- Noventa e sete anos de vida e de história: Irmão Henrique Justo, um dos precursores da psicologia e da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil.

Noventa e sete anos de vida e de história: Irmão Henrique Justo, um dos precursores da psicologia e da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil.
Vídeo produzido pelo EncontroACP em comemoração ao mês do nonagésimo sétimo aniversário do psicólogo Irmão Henrique Justo. Além do próprio Irmão Henrique Justo, participam do vídeo os psicólogos Dulce Maria Bedin, Luciane Chaparro, Marcos Alberto da Silva Pinto, Marcos Santos, Olga Letícia Prestes e William Barbosa Gomes, onde falam um pouco da vida e contam histórias a respeito de um dos precursores da psicologia e da Abordagem Centrada na Pessoa do Brasil.

Demais vídeos disponíveis no Brasil:

1- Conversas com Carl Rogers (1984): Carl Rogers discute, junto a Maureen O´Hara, Maria Bowen, Robert Lee e Michael Reed, a Abordagem Centrada na Pessoa. Um panorma de sua teoria e de seu trabalho é apresentado neste excelente e histórico material. São Abordados os seguintes temas:

Parte 1– O início da psicoterapia, suas diferenças em relação ao aconselhamento, não diretividade e a transferência de poder do psicoterapeuta para o cliente.


Parte 2– Influência da teoria Centrada na Pessoa e os Grupos de Encontro.


Parte 3– ACP na educação.


Parte 4– Aconselhamento psicológico.


Parte 5– Extensões dos trabalhos de Carl Rogers em outros campos.


Parte 6– Uma nova visão do ser humano.


2- Grupo de Encontro realizado com integrantes da equipe do Centro de Estudos da Pessoa.


3- Conexão Criativa (1987): Trechos do Treinamento em Terapia Expressiva com Natalie Rogers e alunos, com narrador apresentando a proposta, além de falas de Natalie e alguns alunos.


4- Grupo de Encontro Infantil (1998): Realizado no Chile com áudio original, sem legendas.


5- Rogers entrevista Steve (1986):

Entrevista e diálogo com a Comunidade presente no Workshop do Living Now Institute. Inclui temas sobre gênero, equidade de poderes, entre outros. Um dos mais populares vídeos do Centro de Estudos da Pessoa e um excelente material para prática e supervisão de psicoterapeutas.


6- Jornada em direção ao Self (1968):

Trechos de um Grupo de Encontro facilitado por Carl Rogers e Richard Farson. O primeiro da história a ser filmado. Vencedor do prêmio de melhor filme didático no Oscar. Filme em preto em branco.


7- Entrevista com Glória (1965):

Mostra como Carl Rogers usa a Abordagem Centrada na Pessoa numa entrevista com Glória, uma paciente. Inclui um sumário dos acontecimentos da entrevista feito pelo próprio Carl Rogers.


8- Entrevista com Phillip (1981):

Mostra Rogers atuando como psicoterapeuta, entrevistando Phillip, qu eestá tentando entrar em contato com os seu sentimentos de medo. Um público contando com membros do Centro de Estudos da Pessoa assiste a entrevista e, depois, realiza perguntas, percebendo que o cliente gostaria de algo além das respostas de Carl Rogers.


9- Entrevista com Richie (1983):

Entrevista conduzida por Rogers no Workshop realizado no Living Now Institute. Um jovem cliente fala de seu medo de ser um perdedor, querendo correr mais riscos, experienciando mais confiança em si próprio. Os dois, depois, comentam como foi o processo, além da interação dos participantes.


10- Rogers entrevistado por alemães (1981):

Este vídeo oferece um ótimo panorama sobre os pensamentos de Rogers. Os tópicos discutidos incluem: O desenvolvimento das três condições facilitadoras, psicoterapia e ACP, processo de facilitação e encontro transcultural. Também explora conceitos como a empatia, aplicações da ACP nos trabalhos com grandes grupos e psicoterapia e ainda a sua compreensão sobre criatividade.


11- Grupo de Encontro TV Cultura (1977):

Filmado ao vivo na TV Cultura no ano de 1977, este grupo de encontro é facilitado por Maria Bowen e tem a participação de Carl Rogers, John Wood, Maureen O´Hara, Jack Bowen e Rachel Rosenberg, entre outros membros da comunidade da ACP, além de pessoas voluntárias. Programa Panorama, da TV Cultura de SP.


12- Carl Rogers é entrevistado por Carola Charlewood:

Abrangendo temas relacionados a questões como terrorismo, violência, preconceito e Abordagem Centrada na Pessoa como método de intervenção em grandes grupos para tentar proporcionar paz.


13- Carl Rogers supervisiona o Dr. Hackney:

Contém uma sessão conduzida por Rogers a um psicoteraéuta. Há a discussão de um caso em que Hackney encontra dificuldades, seguida de esclarecimentos de Rogers acerca de supervisão em ACP.


14- Rogers fala sobre a paz na Africa do Sul, na América Central e sobre os acordos de paz de Camp David:

Em mais um dos Workshops realizados no lIving Now Institute, Rogers fala de sua experiência com grupos interculturais hostis entre si e os resultados de Workshops realizados  nestes locais.


15- Carl Rogers entrevista Peter Ann:

Filmado durante a conferência “A Evolução da Psicoterapia” realizada em dezembro de 1985 na cidade de Phoenix, Arizona, EUA. Rogers atua na entrevista demonstração facilitando o processo de Peter Ann que lida com a perda de gêmeos ainda na gravidez e outras situações pessoais. Após a entrevista há a abertura para que o público participe com perguntas e comentários sobre a entrevista realizada. Rogers e Peter Ann também partilham seus sentimentos e percepções diante da demonstração.


16- Carl Rogers em São Paulo- 1977:

Trata-se de um documento histórico em que se registra a primeira visita de Carl Rogers ao Brasil, no Centro de Convenções Anhembi na cidade de São Paulo.


17- Ó Xente, Pois Não- 1973:

Trecho de documentário de Joaquim Assis que mostra um grupo de camponeses falando sobre o universo, abordando questões como o amor à terra, o trabalho em grupos e a solidariedade.