
Texto escrito por Marcos Alberto da Silva Pinto
Nascido na Áustria em 1950, foi um grande representante da Abordagem Centrada na Pessoa no mundo e o pioneiro desta abordagem em seu país.
Aluno de Rogers, recebeu o prêmio Carl Rogers da American Psychological Association (APA) em 2009 por suas notáveis contribuições para a teoria e prática da psicologia humanista.
Com mais de 350 publicações relevantes, foi um grande defensor da preservação dos pressupostos básicos genuínos, formulados por Rogers.
Foi professor em universidades na Áustria, Alemanha e Grã-Bretanha.
É considerado o fundador da abordagem dialógica na psicoterapia centrada na pessoa.
Foi cofundador e coeditor das revistas internacionais Person-Centered and Experiential Psychotherapies e PERSON , oferecendo uma base para o desenvolvimento e crescimento da ACP em todo o mundo.
Foi ainda, membro fundador da Associação Mundial de Psicoterapia e Aconselhamento Centrado na Pessoa e Experiencial (WAPCEPC) e da Rede Europeia de Associações Centradas na Pessoa e Experiencial (PCE-Europa).
Amante do teatro, Peter faleceu de forma inesperada, em 15 de setembro de 2020, tendo vivido a Abordagem Centrada na Pessoa com todo o seu coração.
Referências:
PETER F. Schmid. PCE EUROPE, 2023. Disponível em: https://www.pce-europe.org/peter-schmid. Acesso em: 19 de março de 2023.
WIR TRAUERN UM PETER F. SCHMID, 2023 .INSTITUT FÜR PERSONZENTRIERTE STUDIEN, 2023. Disponível em: https://www.apg-ips.at/?view=article&id=134:beitrag-startseite&catid=109:divers. Acesso em: 19 de março de 2023.

