
LUDOTERAPIA: A DINÂMICA INTERIOR DA CRIANÇA
Virginia Axline
Interlivros- Belo Horizonte/1972
Foi um privilégio para a autora estudar com o Dr. Carl R. Rogers e trabalhar com ele na pesquisa e desenvolvimento das imensas possibilidades da técnica terapêutica não diretiva ou técnica Rogeriana como é comumente chamada entre os que trabalham com o Dr. Rogers.
O Dr. Rogers é um professor que nos entusiasma, e a autora acha-se em débito para com ele por havê-la encorajado a explorar mais profundamente as possibilidades da técnica não diretiva e a publicar os resultados do trabalho experimental que foi realizado sob sua supervisão.
A autora deseja expressar aqui sua gratidão e reconhecimento ao Dr. Rogers, uma vez que foi devido à sua leitura paciente do manuscrito e às suas críticas construtivas que este livro surgiu como uma apresentação das implicações do processo não diretivo na ludoterapia e no campo da educação.
A autora estende ainda seu reconhecimento aos médicos, pais, diretores e funcionários das escolas, cuja cooperação tornou possível a participação das crianças cujos casos são relatados aqui.
Finalmente, a autora deseja expressar sua gratidão às crianças, que aceitaram a experiência terapêutica como um desafio, e dela se aprovei taram tão plenamente.
VIRGINIA MAE AXLINE
Universidade de Chicago
