LIBERDADE PARA APRENDER

wp-1661655131018

LIBERDADE PARA APRENDER
Carl R. Rogers
Interlivros- Belo Horizonte/1969


Aceitei com prazer o pedido da Interlivros para prefaciar a edição brasileira deste livro de CARL R. ROGERS, por vários motivos. Entre eles eu destaco a apresentação que o autor faz de uma nova abordagem à educação, num momento em que o nosso País está em busca de novos rumos para o seu desenvolvimento.

E nesta marcha em que todos estamos empenhados, o ensino tem sido uma das metas prioritárias, haja vista a luta sem precedentes contra o analfabetismo e a reforma de nosso sistema educacional, ambas em andamento. Eu identifico a mensagem deste livro com o clima de ação, de movimento para a frente, autodeterminação e crescimento que tem predominado em nosso País.

LIBERDADE PARA APRENDER de CARL R. ROGERS é, do meu ponto de vista, um livro que se destina aos professores que estão insatisfeitos com o sistema tradicional e arcaico de ensino, sejam eles do primeiro grau, segundo grau ou superior; aos professores que almejam transformar seus alunos de “pacientes” em agentes; aos professores que desejam despertar o potencial criativo que existe em seus alunos; aos dirigentes de instituições educacionais que estão ansiosos de progressos; aos homens que têm nas mãos as rédeas da educação de um povo; enfim, àquelas pessoas que desejam produzir uma revolução no ensino, seja no seu trabalho com uma turma de alunos, seja ocupando um cargo de direção no sistema educacional.

É um livro que aborda uma gama de temas ligados à educação, desde o relato dessa nova abordagem numa sala de crianças “difíceis” do primeiro grau e em cursos de nível superior, passando por temas filosóficos e chegando à proposta de um modelo para a revolução.

O autor dá, nesta obra, continuidade à sua extensa e fecunda contribuição à psicologia e à pedagogia.

Este é o primeiro livro de CARL R. ROGERS traduzido no Brasil, embora o autor seja por demais conhecido das pessoas que se dedicam à psicologia entre nós, através de obras editadas em outros países.

E LIBERDADE PARA APRENDER vem num momento oportuno.

Belo Horizonte, julho de 1971.

Prof. Ruy Miranda
Universidade Federal de Minas Gerais