LIBERDADE DE APRENDER EM NOSSA DÉCADA

wp-1661323574553

LIBERDADE DE APRENDER EM NOSSA DÉCADA
Carl R. Rogers
Artes Médicas- Porto Alegre/1985


Eu estava ansioso para que os professores soubessem algo do que tínhamos aprendido; assim eles poderiam experimentá-lo por si mesmos.

“Tínhamos encontrado um meio de lidar com os estudantes que era bem diferente da educação convencional.

Não implicava ensinar tanto quanto nos envolvia em um processo que poderíamos chamar de facilitação da aprendizagem.

Implicava uma profunda confiança nos estudantes, muito mais do que a desconfiança que prevalece em muitas salas de aula. Implicava uma tentativa de lidar com o aluno de diversas maneiras.

Significava lidar com o aluno numa sensível compreensão de seus próprios interesses, desejos, objetivos. Implicava ser realmente uma pessoa na relação professor-aluno, muito mais do que desempenhar um
papel.

“Não é um livro que diz ‘Como Fazer’, no estilo daqueles que parecem ter uma vasta circulação.

Não se encontrarão aqui ‘Dez Passos Cômodos para Aprender e Ensinar.

Em vez disso, estaremos discutindo atitudes, o desenvolvimento de uma filosofia pessoal, uma nova maneira de lidar com estudantes e conosco mesmos.

Tudo isso possui uma ilusória simplicidade.

Na verdade, esse processo é um processo que nunca termina, e que pode durar toda a vida.