Len Holdstock



Texto escrito por Maria do Céu Lamarão Bataglia

Nascido na Holanda, foi a pessoa que convidou Carl Rogers e Ruth Sanford para a África do Sul durante a época do apartheid.

Seu trabalho em grupo com pessoas de diferentes heranças étnicas (brancos, negros e pessoas de herança dual e asiática) durante esse clima político foi registrado por historiadores da Abordagem como um dos exemplos seminais da aplicação dos princípios centrados na pessoa em situações de tensão e conflito. (Juntamente com outras iniciativas de trabalho em grupo, Carl e colegas atuaram em Rust, Áustria -com delegados sul-americanos, na Irlanda do Norte e na Rússia.).

Estudou e ensinou psicologia na África do Sul, nos Estados Unidos e na Holanda. De 1989 até sua aposentadoria em 1999, ele ocupou a cadeira de Psicologia Clínica na Vrije Universiteit em Amsterdã.

Durante sua carreira, desfrutou de um período sabático nos Estados Unidos, onde teve contato considerável com Carl Rogers, além de muitas outras figuras chave da ACP.

A partir de sua profunda preocupação com os outros e profunda atenção aos sistemas de ajuda psicológica, Len fez avaliações  críticas ao “elitismo” da Abordagem Centrada na Pessoa. (Holdstock, 1993).

Incorporado, como estava, na cultura e na política sul-africana, se preocupava profundamente no sentido de que os valores e qualidades da ACP fossem culturalmente modificados e sensibilizados para respeitar as práticas culturais, filosofias e tradições além das perspectivas “brancas americanas/europeias”.

Talvez, como muitos colegas do ACP, eu estivesse pouco ciente das contribuições acima feitas por Len. E muito infelizmente nunca tive a sorte de conhecê-lo e poder realizar trocas com ele neste tema que é tão importante pessoal e profissionalmente para mim.

Segue aqui a referência de seus artigos publicados:Holdstock, L. (1993) ‘Can Client-Centered Therapy transcend its mono-cultural roots?’ In G. Lietaer, J. Rombauts and R. Van Balen (eds) Client-Centered and Experiential Therapies in the Nineties. Leuven; Leuven University Press. pp 109-121.


Texto originalmente publicado no endereço: https://www.instagram.com/p/CY6hKoysYX0/?utm_source=ig_web_copy_link


Foto
Extraída da internet