Irmão Henrique Justo



Texto escrito por Marcos Alberto da Silva Pinto

José Arvedo Flach nasceu em 25 de julho de 1922 no município de Poço das Antas no Rio Grande do Sul.

Após o primário, ingressou, em 1934, no internato do Instituto São José (atual La Salle), de Canoas/RS, onde seguiu até diplomar-se na Escola Normal La Salle.

Em 1939, tornou-se irmão lassalista, adotando o nome de Irmão Henrique Justo.

Em 1944, ingressou na faculdade de pedagogia na PUC do Rio Grande do Sul. Após a sua formatura, foi convidado para lecionar psicologia nesta mesma universidade, sendo que após algum tempo, juntamente com outros professores, foi convidado para criar um curso de pós-graduação em psicologia, uma vez que ainda não existia nenhum curso de graduação desse curso em nosso país.

Pleiteou e conseguiu uma bolsa de estudos para estudar psicologia em Barcelona, na Espanha.

Trabalhou na PUC/RS por 41 anos, tendo sido professor, coordenador de departamento e vice-diretor da Faculdade de Educação, além de diretor do Instituto de Psicologia. Participou de várias dezenas de bancas de mestrado, doutorado e concurso de magistério em diversas universidades.

Tornou-se doutor em pedagogia e em psicologia, tendo realizado diversos cursos de psicologia na Espanha, França, Itália e Estados Unidos.

Foi um dos pioneiros da psicologia no Brasil tendo contribuído para a regulamentação da profissão de psicólogo em nosso país, participando ativamente de todo o processo.

Sempre na vanguarda, Irmão Justo também descobriu a Abordagem Centrada na Pessoa nos anos 60, tendo sido um dos pioneiros dessa abordagem no Brasil.

Nos anos de 1966/67, foi estudá-la na Associação Médica e Psicológica em Paris, na França e posteriormente, em 1976  estudou diretamente com Rogers e sua equipe no Programa em La Jolla, em um curso intensivo que aconteceu na Universidade da Califórnia.

A partir dos esforços de Eduardo Bandeira, Irmão Justo foi uma das pessoas que contribuiu com a primeira vinda de Carl Rogers ao Brasil, em 1977.

Participou da equipe de facilitadores do grande encontro de Arcozelo, na cidade de Paty do Alferes/RJ, que contou com a presença de Rogers e sua equipe, e teve a participação de 250 pessoas, durante 14 dias, evento que proporcionou o primeiro grande encontro da comunidade centrada na pessoa do Brasil.

Publicou uma centena de artigos, 30 livros de psicologia, pedagogia e espiritualidade, somando mais de cem edições, destacando-se os livros: “Você Também é diferente” (3a. ed.), “Identidade do Psicólogo” (2a. Ed.), “Cresça e Faça Crescer: Lições de Carl Rogers (6a. Ed.) e “Abordagem Centrada na Pessoa: Consensos e Dissensos”, além de diversos capítulos de livros organizados por outros autores.

Trabalhou com religiosos de 2a. e 3a. idade da sua congregação pelo Brasil e pelo mundo durante 4 anos.

Fez parte da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul como tesoureiro, diretor de publicações e vice-presidente (por duas gestões), colaborando para a formação do Sindicato e do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Fundou o Centro de Estudos da Pessoa em Porto Alegre, colaborando para que mais de uma centena de psicólogos entrassem em contato com a Abordagem Centrada na Pessoa.

Coordenou durante mais de dez anos o curso de especialização na Abordagem Centrada na Pessoa, no Centro Universitário La Salle de Canoas/RS.

Sempre presente nos fóruns, encontros e demais eventos da Abordagem Centrada no Brasil, recebeu, no seu aniversário de 100 anos, uma grande homenagem durante a Jornada de Psicologia Humanista, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho, na Universidade La Salle, em Canoas no Rio Grande do Sul, em que estiveram presentes psicólogos de várias partes do Brasil, além de diversos irmãos lassalistas, e familiares.

Para tristeza da psicologia brasileira e em especial da comunidade da Abordagem Centrada na Pessoa, Irmão Justo, no deixou no dia 2 de dezembro de 2022, poucos meses depois da comemoração do seu centenário.

Aqui no EncontroACP, o Irmão Justo, foi um grande colaborador, participando do livro Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades- Volume II, escrevendo o capítulo Carl Rogers: visão de personalidade, além de deixar um texto inédito a respeito de educação que será lançado em breve no livro Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades- Volume III. Também nos honrou com a sua participação em alguns dos nossos eventos presenciais e on-line.

Um mês antes de seu falecimento, Irmão Justo, foi convidado para escrever o primeiro capítulo de um livro, idealizado pelo psicólogo Marcos Santos e que será organizado por ele, juntamente comigo, com previsão de lançamento no XIV Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa em setembro de 2023, através do EncontroACP e que contará com a colaboração de psicólogos e psicólogas da comunidade centrada na pessoa. Infelizmente não deu tempo dele próprio escrever o capítulo que contará um pouco da sua  história.

Irmão Justo certamente permanecerá vivo através dos seus textos, seus vídeos, e principalmente nas lembranças e no coração de todas as pessoas que tiveram o privilégio de desfrutar de sua doce e sempre bem humorada presença.


Referências

CAMPOS, R. H. F. Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

ENCONTROACP. Encontros com Carl Rogers: relatos de experiências com quem esteve com ele. YouTube, 7/12/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZCE22OqGODM

ENCONTROACP. Irmão Henrique Justo: Noventa e sete anos de vida e de história. YouTube, 16/7/2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZCE22OqGODM


Foto
Autoria de Marcos Alberto da Silva Pinto