
Texto escrito por Marcos Alberto da Silva Pinto
José Arvedo Flach nasceu em 25 de julho de 1922 no município de Poço das Antas no Rio Grande do Sul.
Após o primário, ingressou, em 1934, no internato do Instituto São José (atual La Salle), de Canoas/RS, onde seguiu até diplomar-se na Escola Normal La Salle.
Em 1939, tornou-se irmão lassalista, adotando o nome de Irmão Henrique Justo.
Em 1944, ingressou na faculdade de pedagogia na PUC do Rio Grande do Sul. Após a sua formatura, foi convidado para lecionar psicologia nesta mesma universidade, sendo que após algum tempo, juntamente com outros professores, foi convidado para criar um curso de pós-graduação em psicologia, uma vez que ainda não existia nenhum curso de graduação desse curso em nosso país.
Pleiteou e conseguiu uma bolsa de estudos para estudar psicologia em Barcelona, na Espanha.
Trabalhou na PUC/RS por 41 anos, tendo sido professor, coordenador de departamento e vice-diretor da Faculdade de Educação, além de diretor do Instituto de Psicologia. Participou de várias dezenas de bancas de mestrado, doutorado e concurso de magistério em diversas universidades.
Tornou-se doutor em pedagogia e em psicologia, tendo realizado diversos cursos de psicologia na Espanha, França, Itália e Estados Unidos.
Foi um dos pioneiros da psicologia no Brasil tendo contribuído para a regulamentação da profissão de psicólogo em nosso país, participando ativamente de todo o processo.
Sempre na vanguarda, Irmão Justo também descobriu a Abordagem Centrada na Pessoa nos anos 60, tendo sido um dos pioneiros dessa abordagem no Brasil.
Nos anos de 1966/67, foi estudá-la na Associação Médica e Psicológica em Paris, na França e posteriormente, em 1976 estudou diretamente com Rogers e sua equipe no Programa em La Jolla, em um curso intensivo que aconteceu na Universidade da Califórnia.
A partir dos esforços de Eduardo Bandeira, Irmão Justo foi uma das pessoas que contribuiu com a primeira vinda de Carl Rogers ao Brasil, em 1977.
Participou da equipe de facilitadores do grande encontro de Arcozelo, na cidade de Paty do Alferes/RJ, que contou com a presença de Rogers e sua equipe, e teve a participação de 250 pessoas, durante 14 dias, evento que proporcionou o primeiro grande encontro da comunidade centrada na pessoa do Brasil.
Publicou uma centena de artigos, 30 livros de psicologia, pedagogia e espiritualidade, somando mais de cem edições, destacando-se os livros: “Você Também é diferente” (3a. ed.), “Identidade do Psicólogo” (2a. Ed.), “Cresça e Faça Crescer: Lições de Carl Rogers (6a. Ed.) e “Abordagem Centrada na Pessoa: Consensos e Dissensos”, além de diversos capítulos de livros organizados por outros autores.
Trabalhou com religiosos de 2a. e 3a. idade da sua congregação pelo Brasil e pelo mundo durante 4 anos.
Fez parte da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul como tesoureiro, diretor de publicações e vice-presidente (por duas gestões), colaborando para a formação do Sindicato e do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.
Fundou o Centro de Estudos da Pessoa em Porto Alegre, colaborando para que mais de uma centena de psicólogos entrassem em contato com a Abordagem Centrada na Pessoa.
Coordenou durante mais de dez anos o curso de especialização na Abordagem Centrada na Pessoa, no Centro Universitário La Salle de Canoas/RS.
Sempre presente nos fóruns, encontros e demais eventos da Abordagem Centrada no Brasil, recebeu, no seu aniversário de 100 anos, uma grande homenagem durante a Jornada de Psicologia Humanista, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho, na Universidade La Salle, em Canoas no Rio Grande do Sul, em que estiveram presentes psicólogos de várias partes do Brasil, além de diversos irmãos lassalistas, e familiares.
Para tristeza da psicologia brasileira e em especial da comunidade da Abordagem Centrada na Pessoa, Irmão Justo, no deixou no dia 2 de dezembro de 2022, poucos meses depois da comemoração do seu centenário.
Aqui no EncontroACP, o Irmão Justo, foi um grande colaborador, participando do livro Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades- Volume II, escrevendo o capítulo Carl Rogers: visão de personalidade, além de deixar um texto inédito a respeito de educação que será lançado em breve no livro Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades- Volume III. Também nos honrou com a sua participação em alguns dos nossos eventos presenciais e on-line.
Um mês antes de seu falecimento, Irmão Justo, foi convidado para escrever o primeiro capítulo de um livro, idealizado pelo psicólogo Marcos Santos e que será organizado por ele, juntamente comigo, com previsão de lançamento no XIV Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa em setembro de 2023, através do EncontroACP e que contará com a colaboração de psicólogos e psicólogas da comunidade centrada na pessoa. Infelizmente não deu tempo dele próprio escrever o capítulo que contará um pouco da sua história.
Irmão Justo certamente permanecerá vivo através dos seus textos, seus vídeos, e principalmente nas lembranças e no coração de todas as pessoas que tiveram o privilégio de desfrutar de sua doce e sempre bem humorada presença.
Referências
CAMPOS, R. H. F. Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: Imago, 2001.
ENCONTROACP. Encontros com Carl Rogers: relatos de experiências com quem esteve com ele. YouTube, 7/12/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZCE22OqGODM
ENCONTROACP. Irmão Henrique Justo: Noventa e sete anos de vida e de história. YouTube, 16/7/2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZCE22OqGODM

