
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA
Paulo Coelho Castelo Branco
Via Veritá Editora- Rio de Janeiro/2019
A publicação de “Fundamentos epistemológicos da Abordagem Centrada na Pessoa”, de Paulo Castelo Branco, ocorre num momento em que, no Brasil e no mundo, muitos se perguntam sobre o futuro da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e em que os próprios livros de Rogers têm sido cada vez menos editados. Por esse motivo, esse trabalho já se justificaria como obra relevante a quem quer conhecer os fundamentos de uma teoria muitas vezes acusada de simplista ou pouco profunda. De tão profundo e inovador, o trabalho sugere, logo no seu início, um novo ordenamento das clássicas fases do pensamento de Rogers.
É possível dizer que esse é um trabalho que, embora verse sobre o passado, traz implicações significativas para o presente e, melhor ainda, aponta diversos caminhos para o futuro. No presente, sua maior contribuição é a de situar Rogers em relação a raciocínios em que não costuma ser pensado.
Quanto ao futuro, pode-se entender que cada linha por onde passa a discussão desse livro abre um caminho longo de debates teóricos e metodológicos para a construção de novas possibilidades para a ACP no Brasil.
Emanuel Meireles Vieira
