Elias Boainain Jr.



Texto escrito por Marcos Alberto da Silva Pinto

Nascido na cidade de São Paulo, e identificado com à Abordagem Centrada na Pessoa, teve a sua trajetória profissional marcada por uma investigação pioneira sobre as dimensões espirituais na psicoterapia humanista.

Formado em Psicologia, tornou-se mestre pela Universidade de São Paulo em 1996, com a dissertação intitulada “Transcentrando: tornar-se transpessoal”, explorando as convergências entre a ACP e a Psicologia Transpessoal e doutor por esta mesma universidade em 2003 com a tese “Grupos transcentrados: investigando a utilização de uma metodologia “rogeriana” grupal para exploração e desenvolvimento de potencialidades transpessoais”.

Através de seus estudos, compreendeu que Rogers, em sua fase tardia, abriu espaço para elementos místicos, sugerindo uma evolução natural da ACP rumo à transcendência.

Como pesquisador, desenvolveu os “grupos transcentrados”, uma aplicação prática de sua teoria aos tradicionais grupos de encontro da Abordagem Centrada na Pessoa, na intenção de facilitar vivências espirituais coletivas.

Detalhou essas experiências em diversos artigos, evidenciando seu rigor metodológico e sensibilidade clínica.

Faleceu em 2004, na cidade de Taubaté/SP, onde residia, sendo lembrado como alguém que desafiou fronteiras teóricas, propondo uma síntese entre a Abordagem Centrada na Pessoa e as demandas espirituais contemporâneas.


Referências:

BOAINAIN JR, Elias. A vivência do transcendente e da espiritualidade em um contexto grupal Rogeriano. Trabalho de Participação no IX Encontro Nordestino da Abordagem Centrada na Pessoa, Valença, Bahia, de 21 a 25 de abril de 1999. Disponível em: https://encontroacp.com.br/textos/a-vivencia-do-transcedente-e-da-espiritualidade-em-um-contexto-grupal-rogeriano/. Acesso em: 4 junho de 2025.

BOAINAIN JR, Elias. Transcentrando: tornar-se transpessoal- Elementos para uma aproximação entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a Psicologia Transpessoal. Orientadora: Dra. Ronilda Ribeiro. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. Disponível em: https://encontroacp.com.br/teses/. Acesso em: 4 junho de 2025.


Foto
Extraída da internet