
DE CARL ROGERS A MERLEAU-PONTY: A PESSOA MUNDANA EM PSICOTERAPIA
Virgínia Moreira
ANNABLUME EDITORA- São Paulo/2007
“A psicologia humanista tem sofrido muito pela falta de uma reflexão crítica e filosófica. Por isto, as diversas práticas inspiradas por esta psicologia só se apoiaram nos processos ideológicos que bloqueiam o verdadeiro desenvolvimento do ser humano.
Este livro preenche plenamente este vazio intelectual e indica o caminho para preservar o valioso trabalho de Carl Rogers sem reproduzir suas limitações”.
Tod Sloan, Ph.D.
Lewis & Clark College, U.S.A.
“O livro de Virginia Moreira revela um momento essencial e raramente registrado de uma trajetória intelectual.
Trata-se do movimento de reflexão e apropriação de uma prática clínica longa e profundamente sedimentada como psicoterapeuta humanista.
Prática em que a autora alcançou um claro reconhecimento de sua competência.
No entanto, neste momento, as mesmas exigências da clínica e seus elementos teóricos (em especial a fenomenologia de Merleau-Ponty) criam as condições para o salto, para uma ruptura em que a prática e o pensamento de Virginia Moreira alcançam um novo estágio”.
Prof. Dr. Luis Cláudio Figueiredo
Universidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
“O livro de Virginia Moreira é uma bela e inteligente combinação de proposições clinicas estruturadas a partir de uma sólida elaboração teórica.
A crítica ao humanismo antropocêntrico traz a marca de uma psicoterapeuta rigorosa em seus questionamentos e que soube, como poucos, fazer da fenomenologia da existência de Merleau-Ponty um elemento de reflexão harmoniosamente integrado a uma prática em psicologia”.
Prof. Dr. Nelson Coelho Jr.
Universidade de São Paulo
