COMPARANDO FREUD E ROGERS

wp-1661319364154

COMPARANDO FREUD E ROGERS
Sônia Maria Lima de Gusmão
Editora Universitária UFPB- João Pessoa/2011


No livro Comparando Freud e Rogers, Sonia apresenta uma análise dos principais pressupostos teóricos de dois autores que, ao seu tempo e ao seu modo, mais influenciaram os rumos da Psicologia.

Freud, principal expoente da Psicanálise, provocou mudanças significativas na concepção de homem, retirando dele crenças e valores até então intocáveis.

Rogers, criador da Abordagem Centrada na Pessoa, uma das principais vertentes da Psicologia Humanista, com coragem e ousadia assume uma posição diferente da defendida pelas abordagens dominantes (psicanálise e Behaviorismo), defendendo um compromisso com uma visão otimista e engrandecedora da natureza humana.

Sonia nos presenteia com uma obra que trará grande contribuição à Psicologia e fará diferença para aqueles que sobre ela se debruçarem em busca de subsídios para suas reflexões acerca do ser humano.

Quero concluir, citando Cecília Meireles quando diz: “há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre”. Deixemos que Sonia Gusmão nos fale por si mesma e imprima na Psicologia e em nossas vidas mais uma de suas marcas.

Francisca Carneiro de Sousa Klöckner