Afonso Henrique Lisboa da Fonseca



Texto escrito por Marcos Alberto da Silva Pinto

Psicólogo, nascido em 18 de janeiro de 1954 na cidade de Maceió (AL), foi um dos pioneiros da Abordagem Centrada na Pessoa e das psicologias fenomenológico existenciais no país.

Estudou com Carl Rogers entre 1976-1977 no “Center for Studies of the Person” (EUA), experiência que contribuiu com a sua prática. Ao retornar ao Brasil, dedicou-se intensamente à disseminação da ACP e da Gestalt-terapia, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, contribuindo com a formação de gerações de psicoterapeutas.

Dentre outras obras, foi coautor do livro “Em busca de vida: da terapia centrada no cliente à abordagem centrada na pessoa” (1983) juntamente com Carl Rogers, John Wood e Maureen O’Hara e autor do livro “Grupo – Fugacidade, Ritmo e Forma” (1988).

Além de Rogers, recebeu também grande influência de Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger.

Faleceu, em sua cidade natal em 24 de junho de 2020, deixando como legado, grande contribuição para inúmeros profissionais e para a consolidação e fortalecimento da psicologia humanista brasileira.


Referências:

Nota de pesar do Conselho Regional de Psicologia AL 15a Região (2020). Acesso em: 15 de dezembro de 2024.

OLIVEIRA, M. S.; COSTA, A. B. Formação em Psicologia Humanista no Nordeste: a atuação de Afonso Fonseca. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 36, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/PQ8hX8sLzLQqJwjYf4GJ5Bw . Acesso em: 15 de dezembro de 2024.

SILVA, R. R.; FIGUEIREDO, L. C. História das Psicologias Fenomenológico-Existenciais no Brasil: o legado de Afonso Fonseca. Revista Fenomenologia e Existência, Salvador, v. 4, n. 2, p. 45-67, 2020.


Foto
Extraída da internet