
Texto escrito por Marcos Alberto da Silva Pinto
Psicólogo, nascido em 18 de janeiro de 1954 na cidade de Maceió (AL), foi um dos pioneiros da Abordagem Centrada na Pessoa e das psicologias fenomenológico existenciais no país.
Estudou com Carl Rogers entre 1976-1977 no “Center for Studies of the Person” (EUA), experiência que contribuiu com a sua prática. Ao retornar ao Brasil, dedicou-se intensamente à disseminação da ACP e da Gestalt-terapia, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, contribuindo com a formação de gerações de psicoterapeutas.
Dentre outras obras, foi coautor do livro “Em busca de vida: da terapia centrada no cliente à abordagem centrada na pessoa” (1983) juntamente com Carl Rogers, John Wood e Maureen O’Hara e autor do livro “Grupo – Fugacidade, Ritmo e Forma” (1988).
Além de Rogers, recebeu também grande influência de Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger.
Faleceu, em sua cidade natal em 24 de junho de 2020, deixando como legado, grande contribuição para inúmeros profissionais e para a consolidação e fortalecimento da psicologia humanista brasileira.
Referências:
Nota de pesar do Conselho Regional de Psicologia AL 15a Região (2020). Acesso em: 15 de dezembro de 2024.
OLIVEIRA, M. S.; COSTA, A. B. Formação em Psicologia Humanista no Nordeste: a atuação de Afonso Fonseca. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 36, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/PQ8hX8sLzLQqJwjYf4GJ5Bw . Acesso em: 15 de dezembro de 2024.
SILVA, R. R.; FIGUEIREDO, L. C. História das Psicologias Fenomenológico-Existenciais no Brasil: o legado de Afonso Fonseca. Revista Fenomenologia e Existência, Salvador, v. 4, n. 2, p. 45-67, 2020.

