ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA

wp-1661318455827

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA
Oswaldo B. Santos
Pioneira- São Paulo/1982


O AUTOR tornou-se conhecido e respeitado, nos meios universitários e empresariais, através da publicação do seu primeiro trabalho, Psicologia Aplicada à Orientação e Seleção Profissional, já em 8ª edição, caso bem raro em nossa bibliografia.

Seguiu-se Orientação e Desenvolvimento do Potencial Humano, uma valiosa contribuição para a área do estudo, com igual aceitação. Nesse seu terceiro livro no campo da Psicologia, OSWALDO DE BARROS SANTOS expõe e analisa os métodos correntes de Aconselhamento e de Psicoterapia, reunindo seus amplos conhecimentos didáticos à sua vasta experiência profissional de três décadas (1960-1980) na sua Clínica Psicológica.

A obra se divide em três partes, sendo que a primeira nos dá uma ampla visão dos métodos e procedimentos orientadores e terapêuticos, que se inicia com uma exposição sobre Diagnóstico, Orientação, Aconselhamento e Psicoterapia.

Nos capítulos seguintes, são estudados os Fundamentos, Procedimentos Comuns e Técnicas Específicas dos Vários Métodos: centrados no contexto sócio-cultural, centrados no contexto pessoal, métodos Mistos e centrados no Problema.

O capítulo 5 apresenta uma síntese histórica, as idéias básicas, as condições terapêuticas essenciais, a evolução das ideias, as experiências e atuações em grupo referentes à Revolução Rogeriana.

A segunda parte compreende as observações pessoais do AUTOR na sua Clínica particular e, além de considerações gerais sobre resultados de terapia, objetivos básicos, metodologia psicoterápica (a dinâmica do processo) e outras, OSWALDO DE BARROS SANTOS apresenta um estudo original sobre o fenômeno psicológico da Auto-Afirmação.

Esse sentimento – o de ser alguém, reconhecido e valorizado como pessoa, ainda que com defeitos e limitações – constituiria o mais significativo determinante do comportamento humano.

Uma contribuição que poderá influir sobre muitos dos conceitos até hoje vigentes a respeito dos móveis do comportamento humano.

Na parte final, são abordados aspectos diversos de Aplicações em Situações Especiais, em três capítulos Filhos e Alunos Difíceis; Ações Preventivas na Educação, na Família e no Trabalho; e o muito oportuno A Vida na sua Terceira Fase: a Valorização do Idoso.

OSWALDO DE BARROS SANTOS exerceu o cargo de Aconselhamento Psicológico na USP e de chefe da Divisão de Psicologia Aplicada do SENAI. Atualmente é fundador e diretor de uma grande Clínica Psicológica em São Paulo, e seu novo trabalho deverá constituir-se em leitura e referência indispensáveis para estudantes e profissionais de Psicologia e áreas afins.