
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO CENTRADO NA PESSOA: NOVOS DESAFIOS
Henriette Morato (Org.)
Casa do Psicólogo- São Paulo/1999
Laços e entre laços, e muitos percalços, possibilitaram esta obra: um livro como trabalho de cooperação, iniciado pela maestria de Rachel Rosenberg e Oswaldo de Barros Santos.
Através da narração de docentes, psicólogos, um psiquiatra, doutorandos, mestrandos, ex-alunos de graduação, aperfeiçoamento e especialização do Serviço de Aconselhamento Psicológico, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, o que foi vivido, com angústias e arrojo, é relatado como experiência.
Contam como veem os bastidores e o cenário de onde ensaiaram e encenaram o ofício do ver e ouvir dizer, do tocar e ser tocado.
Vislumbram espaço para a invenção, descobrindo-se inventores que afinam seus instrumentos poética, estética e reflexivamente, partindo do fio da sintonia do aprendendo a aprender daqueles que atentam para os negócios humanos, cuidadosa e amorosamente.
Numa perspectiva fenomenológica e existencial, Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios revela um modo possível pelo qual práticas psicológicas, em instituições acadêmicas, podem criar dispositivos para expandir suas ofertas de atendimento às demandas da comunidade, a elas recorrendo para a formação do psicólogo como agente social de mudança.
