A VIDA AFETIVA DOS GRUPOS: ESBOÇO DE UMA TEORIA DA RELAÇÃO HUMANA

wp-1661318175022

A VIDA AFETIVA DOS GRUPOS: ESBOÇO DE UMA TEORIA DA RELAÇÃO HUMANA
Max Pages
Vozes- Rio de Janeiro/1982


Esta obra visa a construção de uma teoria geral dos grupos, fundada sobre o conceito de relação concebida como a experiência afetiva da descoberta do outro, quando esta descoberta é feita coletivamente no encontro presente com outros homens.

Sua importância reside no fato de se tratar de uma das primeiras tentativas, com êxito, no sentido de fundamentar teoricamente tudo o que foi colhido do impressionante desenvolvimento dos métodos de grupo, até então apresentado de maneira sobretudo empírica.

Trata-se, portanto, de um clássico.

Em sua primeira parte o autor descreve e analisa um determinado grupo de formação.

Na segunda parte apresenta uma teoria geral da vida afetiva dos grupos e na terceira parte trata dos métodos e da epistemologia aplicando, na prática e na pesquisa, as consequências de uma teoria relacional dos grupos. Define os princípios da intervenção psicossociológica concebida como uma metodologia geral da mudança humana, aplicáveis nos domínios da pedagogia, da formação, da psicoterapia e da mudança das organizações.

Um livro escrito para psicólogos, psicanalistas, médicos, Sociólogos, educadores e administradores.

O autor atualmente é professor de psicologia social da Universidade de Paris-Dauphine.

Seus estudos têm tido como objetivo principal a elaboração das teorias e métodos visando práticas no domínio da formação dos homens e das mudanças sociais.

Tem viajado com muita frequência a diversos países europeus, norte e sul-americanos, como consultor,
pesquisador e para dirigir grupos de estudos de sua especialidade.