John Wood

WhatsApp Image 2022-04-02 at 22.55.19 (2)

Participou intensamente do próprio desenvolvimento da Abordagem Centrada na Pessoa. Nascido na Califórnia, tornou-se Bacharel em Ciências pela California State University, em 1967; e doutora-se em Psicologia pela Union Graduate School, Antiochh College, Ohio, em 1973.
Atuou como psicoterapeuta individual e de grupos no Centro de Aconselhamento do Departamento de Recursos Humanos do Estado da Califórnia.
A partir de 1970, integra a equipe de profissionais do Center for Studies of the Person, La Jolla, fundada em 1964 por Rogers e colaboradores, do qual foi Resident Fellow entre os anos de 1977 e 1981, e Diretor de 1981 a 1983.
Exerceu influência marcante no Brasil desde 1977, ocasião em que juntamente com Carl Rogers e alguns colegas de La Jolla facilitou workshops que se tornaram conhecidos nacionalmente e ajudaram a consolidar a imagem da ACP e seu desenvolvimento entre psicólogos, educadores e estudiosos de Ciências Humanas e Medicina.
Em meados da década de 1980, passou a residir no Brasil tendo estabelecido residência na cidade de Jaguariúna, no Estado de São Paulo, na Estância Jatobá.
Vinculou-se, por cinco anos, ao Departamento de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, exercendo atividades de orientação de teses, docência e publicações de artigos e livros.
Participou de atividades clínicas e docentes no Centro de Psicologia da Pessoa no Rio de Janeiro e na Unidade Terapêutica de Recife. Ao lado de Rachel Rosenberg, organizou, na Universidade de São Paulo, um programa de estudos avançados sobre a ACP, entre os anos de 1984 e 1986, que reuniu profissionais de vários países latino-americanos.
Em seus últimos anos, dedicou-se ao ambientalismo e a tudo o que estivesse associado à natureza.


Fonte:
GOBBI, S. L. et al. (org.). Vocabulário e noções básicas da Abordagem Centrada na Pessoa. São Paulo: Vetor, 2005.


*Foto cedida por José Luiz Belas