Irmão Henrique Justo

Foto cedida por Irmão Justo
Irmão Henrique Justo na época em que foi diretor do Instituto de Psicologia da PUC/RS

IRMÃO HENRIQUE JUSTO

(Texto de Andrea Leal – JANEIRO DE 2002)

O Irmão Henrique Justo (José Arvedo Fiach) nasceu em 1922 no município de Montenegro. Rio Grande do Sul.

Após o primário, ingressou, em 1934, no internato do Instituto São José (atual La Salle), de Canoas/RS, onde seguiu até diplomar-se na Escola Normal La Salle.

Em 1939, tornou-se lassalista, adotando o nome de Irmão Henrique Justo, pelo qual é conhecido.

Formou-se em pedagogia e psicologia na PUC do Rio Grande do Sul, , tornando-se doutor em ambas especialidades. Realizou cursos de aperfeiçoamento em psicologia na Espanha, França, Itália e Estados Unidos.

Atuou durante 40 anos na PUC/RS como professor, coordenador de departamento e vice diretor da Faculdade de Educação (6 anos) e diretor do Instituto de Psicologia por mais 6 anos. Participou  e continua participando de várias dezenas de bancos de mestrado, doutorado  e concurso de magistério em diversas universidades.

Publicou, além de uma centena de artigos, 23 livros e opúsculos, somando mais de oitenta edições: “La Salle, Patron do Magistério” (4a. ed.), “Você Também é diferente” (3a. ed.), Teste de  Caráter ao Alcance de Todos” (12a. ed.), Caráter, Profissão e Casamento” (5a. ed.),  “Teste das Pirâmides de Cores”, “Identidade do Psicólogo” (2a. Ed.), “Testes Psicológicos” (10a. ed.), “Cresça e Faça Crescer: LIções de Carl Rogers (6a. Ed.), “ACP: Consensos e Dissensos”, etc.

Trabalhou com religiosos de 2a. e 3a. idade da sua congregação pelo Brasil e pelo mundo durante 4 anos.

Atuou na Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul como tesoureiro, diretor de publicações e vice-presidente (por duas gestões), colaborando para a formação do Sindicato e do Conselho Regional de Psicologia.

Em 1970 fundou o Centro de Estudos da Pessoa em Porto Alegre, colaborando para que mais de uma centena de psicólogos entrassem em contato com a Abordagem Centrada na Pessoa.

Atualmente coordena o curso de especialização na ACP, no Centro Universitário La Salle de Canoas/RS e continua escrevendo.

Continua cheio de vida e satisfeito, às vésperas de completar 80 anos , ainda nos honrando com o compartilhar  de seu saber e longa experiência.